Fique por dentro do que acontece
na Fundação Félix Chomé

A Fundação Félix Chomé

Félix Chomé foi presidente da ARBED, grupo siderúrgico de Luxemburgo que fundou a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, hoje, ArcelorMittal Brasil. Em 1953, criou em nosso país a Fundação que leva seu nome e que tem como objetivo oferecer bolsas de estudos aos empregados e filhos de empregados do Setor de Aços Longos da ArcelorMittal Brasil.

Depoimentos

Com a palavra, nossos bolsistas.
MARIANNA GONÇALVES NICOLETTI
Bolsista e filha da empregada Fabiana Nicoletti da ArcelorMittal
A gratificação contribuiu para o desenvolvimento estudantil da minha filha.
Com o valor foi possível investir para que futuramente ela usufruir com a compra de material didáticos para seus estudos. - Fabiana Lima Gonçalves Nicoletti
ENZO PICÓN POLITO
Bolsista e filho da empregada Brenda Picon da ArcelorMittal Abertta Saúde Belo Horizonte
A gratificação foi uma surpresa maravilhosa, pois nos permitiu fazer uma reserva para investir agora na compra dos materiais de atendimento necessários a partir do terceiro período de Odontologia. É um custo elevado e a gratificação está sendo uma ajuda fundamental. - Brenda Barbosa Polito Picón
FLAVIANO JOSÉ DE OLIVEIRA
Empregado da Belgo - Itaúna
A gratificação da Fundação Felix Chomé foi uma forma de ajudar ainda mais nos estudos do meu filho. Investimos boa parte da gratificação em livros. Excelente iniciativa para com os bolsistas, parabéns a vocês.
A bolsa de estudos cria uma oportunidade do meu filho ter um ensino de qualidade e no futuro a realização de uma profissão que o coloque pronto para o mercado de trabalho.
Agradeço por essa oportunidade e por fazer parte desse benefício que abre tantos caminhos rumo ao sucesso escolar e profissional do meu filho.
DR. ROMULO RIBEIRO DO VALE
Médico
É com grande satisfação que comunico minha conclusão do curso de medicina na UFJF, e conseguinte formatura, em agosto de 2017. Gostaria de partilhar minha alegria com vocês.

Aproveito esta oportunidade para agradecer por todo suporte que recebi durante minha vida estudantil. Graças ao apoio recebido, pude estudar no Colégio de Aplicação da UFV – COLUNI - e posteriormente ingressar na Faculdade de Medicina da UFJF.

Dediquei-me integralmente aos meus estudos, tive a oportunidade de ser monitor, participar de projetos de extensão, adquirir fluência em 2 idiomas e realizar intercâmbio internacional.

É com muito orgulho que reconheço a presença da FFC no curso das minhas conquistas e divido esse grande momento de alegria e gratidão por ter sido agraciado por esse programa.

Muito obrigado.
DRA. LUIZA SILVA OLIVEIRA
Médica
Agora que concluí o tão desejado curso de Medicina, não poderia deixar de agradecer a todos que contribuíram para que eu me tornasse médica. Minha família, meus professores e mestres, os pacientes e também a Fundação Félix Chomé. Não é fácil arcar com um curso particular de Medicina. Quando passei no vestibular, logo me veio a preocupação: será que meus pais teriam condições de pagar um curso de custo tão alto? Sei que eles fariam o possível e o impossível para realizar meu sonho de ser médica, contudo minha alegria de ter passado veio com muita apreensão. Felizmente, com o encorajamento dos meus pais de que buscariam todos os recursos para tornar realidade esse sonho, matriculei-me no curso. O curso foi puxado desde o início. O horário integral não permitiu que eu tivesse um emprego fixo para ajudar com as mensalidades, mas com o apoio dos meus pais e também com o apoio financeiro da Fundação Felix Chomé, pude concluir o curso de Medicina de forma tranquila. Dedico também à Fundação essa conquista. Obrigada pela contribuição fundamental em trilhar essa vitória.
WESLEY JÚNIO FERREIRA DOS SANTOS
Bolsista
Por meio desta mensagem venho agradecer imensamente a participação da Fundação Félix Chomé em minha vida pessoal e profissional. Com grande entusiasmo e alegria informo que me graduei, e tudo isso foi graças a vocês e ao homem que tenho orgulho de chamar de pai. Venho agradecer novamente pela grande oportunidade que a Fundação me proporcionou, pois sem ajuda esse sonho jamais seria realizado. Meu muito obrigado.
LUANA MORAES SOUZA
Enfermeira
Finalmente, Enfermeira! Essa conquista é de grande significado em minha vida e sinto-me abençoada pelas pessoas que percorreram essa trajetória comigo. Aos meus pais, minha eterna gratidão, admiração e amor. Obrigada por acreditar em mim e não medir esforços para me proporcionar o melhor, sempre. Dedico a vocês essa conquista! Ao meu marido que exerceu papel fundamental de compreensão, motivação e apoio, mostrando que jamais estarei só. À Fundação Félix Chomé meu agradecimento por todo investimento e suporte que recebi durante a vida acadêmica, sem vocês isso não seria possível! Por fim, agora, mudança de metas e expectativas para novas conquistas.
JÚLIA MARQUES ANDRADE
Engenheira Civil
Enfim, Engenheira Civil! Não há sentimento que defina melhor esse momento do que a gratidão! Agradeço imensamente a Fundação Félix Chomé e seus colaboradores, em especial a Mathieu Pauly, pelo incentivo e auxílio durante todos esses anos de graduação. Graças a vocês consegui conquistar um sonho mesmo em meio as dificuldades e improbabilidades e ainda receber um prêmio “Portal Prata” por ter obtido a melhor média geral de aprovação do curso no segundo semestre de 2022.

Fica aqui o meu sincero agradecimento e minha eterna gratidão a todos. Sem o suporte de vocês tudo não passaria de um sonho e essa conquista não seria possível. Muitíssimo obrigada!
LETÍCIA CRISTE PEREIRA
Pedagoga
Prezados, é com muito orgulho e gratidão reconheço a presença da Fundação Félix Chomé durante meu percurso acadêmico. Venho agradecê-los pela contribuição e incentivo que resultaram uma medalha de Honra ao Mérito, melhor acadêmica durante todo o período de graduação do curso de Pedagogia. Muito obrigada.
PAULO OLIBONI E GABRIEL OLIBONI
Biomédico
O Gabriel Manzi Oliboni, meu filho, formou-se ontem (dois anos de Bolsa) e foi homenageado com Honra ao Mérito de melhor aluno da turma de Biomedicina de 2018. Fundação Félix Chomé, sempre conquistando bons resultados.
CLARA MORAES LOTT
Gerente aposentada do Banco do Brasil
Meu pai, Augusto Hemetrio Moraes, trabalhou no Escritório da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira, em Coronel Fabriciano, até se aposentar. Pai de oito filhos, viúvo, se casou novamente, tendo mais três filhos. Seria impossível para ele custear o estudo dos filhos após o antigo curso primário. Foi quando conseguiu uma bolsa da Fundação Félix Chomé para mim, por volta de 1960, para que eu fizesse o curso ginasial e, depois, o magistério, terminado em 1966, quando me casei. Esta bolsa proporcionou minha formação. Em 1970, passei no primeiro concurso que admitiu mulheres no Banco do Brasil e lá permaneci até me aposentar como Gerente de Atendimento. Fiquei muito emocionada quando vi o Escritório da Fundação Felix Chomé, em Belo Horizonte: muito recebi dela, só com a condição de ser uma boa aluna!
RUBENS DE OLIVEIRA GOMES
Empresário da área de consultoria tributária e fiscal
Sou profundamente grato à Fundação Félix Chomé. Tudo que alcancei tem sua parcela de contribuição. Em 1981, eu trabalhava como auxiliar contábil na antiga Belgo, hoje ArcelorMittal, quando passei no vestibular de Administração. Recém-casado e cheio de despesas, fiquei preocupado como pagaria a faculdade. Nesse momento, a Fundação foi o divisor de águas na minha vida. A bolsa de estudos que recebi foi determinante para a minha formação, tanto acadêmica quanto profissional e, principalmente, pessoal. Sem o apoio da Fundação, teria sido impossível chegar aonde cheguei.
Fábio Guimarães Rabelo
Gerente Geral Aposentado de Contabilidade e Tributos Belgo Bekaert Arames - Contagem
Meu pai criou seis filhos e se aposentou trabalhando na antiga Belgo-Mineira. O apoio que ele recebeu da Fundação Félix Chomé foi fundamental para nossa educação. Meus estudos, do ensino fundamental à universidade, foram custeados pela Fundação. Na época da faculdade fiquei dois anos desempregado e recebi bolsa integral. Isso me estimulou a ter um bom histórico escolar. Graduei-me em primeiro lugar no curso de Ciências Contábeis da PUC e o reconhecimento ao meu bom desempenho veio com a contratação pela Belgo, hoje ArcelorMittal. Com 31 anos de casa, me sinto filho dessa empresa e vislumbro um futuro parecido para minha filha.
Desenvolvimento: