Perguntas frequentes

O que é renda familiar?
Entende-se como renda familiar a somatória do valor bruto (conforme documentos comprobatórios de salários, pensões, aposentadorias, outros rendimentos de trabalho não assalariado, pró-labore, rendimentos do mercado informal ou trabalho autônomo, entre outros aqui não citados, de todos os membros relacionados no grupo familiar.
O que é grupo familiar e quem faz parte?
O grupo familiar é composto por todos os indivíduos que sejam mantidos pelo mesmo conjunto de renda (contribuem ou usufruem dela) na condição de dependentes do responsável do grupo.
Qual é a documentação exigida a ser entregue?
- Declaração completa de Imposto de Renda do último exercício de todos os membros da família obrigados a prestar tal declaração. Para aqueles que não são obrigados a apresentar a declaração, deverão constar como dependente na declaração do empregado e de outro membro familiar que conste no grupo familiar. Caso não seja dependente, deverá ser apresentada a declaração de isenção de IR.
- Comprovante de salário do mês de dezembro e do 13º salário de todos os membros da família que trabalham.
- Comprovante de pagamento da prestação da casa própria ou do aluguel, conforme for o caso, e cópia do contrato de aluguel. A documentação deve ser em nome do requerente e ou do candidato a bolsa.
- Documento de identidade (RG ou certidão de nascimento) para os candidatos filhos de empregados
- Histórico Escolar com as notas do último ano letivo cursado apenas do candidato à bolsa . Para os cursos de Pós –Graduação, Especialização e Mestrado apresentar o do último ano de graduação em ensino superior.
- Comprovante de matricula devidamente quitado e do valor da mensalidade do ano em que será requerido a bolsa, ou declaração oficial da Escola a respeito, de todos os membros da família que estudam , inclusive do candidato à bolsa.
São concedidas bolsas de estudo para cursos no exterior?
Não.
São concedidas bolsas de estudo para cursos de ensino a distância?
Não.
É concedida bolsa de estudo para curso superior que seja realizado em fins de semana ou em dias alternados?
Não.
É concedido bolsa de estudo para curso de línguas estrangeiras?
Não.
É concedida bolsa de estudo para pré-vestibular?
Não.
É concedida bolsa de estudo para candidato que já tenha curso superior e está pleiteando outra especialidade?
Não.
São concedidas bolsas no meio do período do exercício civil?
Não, as bolsas são concedidas para o ano letivo que coincida com o ano civil.
Quais são os valores das bolsas?
Os valores são determinados pelo Conselho de Curadores, com base em proposta da Diretoria Executiva.
Como é feito o pagamento da bolsa?
A partir do mês de maio é pago o valor acumulado referente aos meses de janeiro a abril e, a partir de junho, serão pagos mensalmente os valores referentes aos meses de maio a dezembro, por meio de depósito feito pela Fundação na conta-corrente informada no pedido de bolsa.
Quem pode ser o titular da conta para recebimento dos valores da bolsa de estudo?
O requerente, no caso o empregado e/ou o bolsista.
Pode ser feito pedido de bolsa para todos os membros da família?
Não. Os pedidos poderão ser feitos para até dois membros de uma mesma família (empregado e/ou seus filhos).
O candidato beneficiado com o FIES poderá concorrer à bolsa de estudo?
Sim.
O candidato beneficiado com o PROUNI poderá concorrer à bolsa de estudo?
Não.
O aluno que já possui outro tipo de bolsa poderá concorrer à bolsa de estudo da Fundação Félix Chomé?
Não. É vedada a concessão da bolsa ao candidato que já tiver obtido bolsa de estudo de qualquer outra entidade.
Quais são as empresas e unidades da ArcelorMittal às quais se destinam as bolsas de estudo da Fundação Félix Chomé?
Abertta Saúde
ArcelorMittal Mina do Andrade
ArcelorMittal BioFlorestas - Unidades de Dionísio, Carbonita, Martinho Campos, Rio Doce e Juiz de Fora
ArcelorMittal Brasil S.A.
ArcelorMittal Comercial – Longos
ArcelorMittal Juiz de Fora
ArcelorMittal Monlevade
ArcelorMittal Piracicaba
ArcelorMittal Sabará
ArcelorMittal São Paulo
ArcelorMittal Sistemas S.A.
Belgo Bekaert Arames Ltda. - Unidades de Contagem, Feira de Santana e Osasco
BMB - Belgo-Mineira Bekaert Artefatos de Arame Ltda. - Unidades de Vespasiano e Itaúna
Centro Corporativo – Shared Services
Escritório Central – Área de Longos
Fundação ArcelorMittal Brasil
UHE Guilman-Amorim
O que é índice de carência?
O índice de carência é o parâmetro usado para pré-selecionar os candidatos. É calculado com base nos valores de renda do grupo familiar considerando ainda algumas despesas, como moradia e educação, e outras per capita como: custo de vida básico.
O que acontece se faltam documentos?
A falta de documentos inviabiliza a análise do processo de bolsa de estudo. O aluno que comparecer à entrevista poderá completar a documentação solicitada no dia seguinte. Após essa data, o aluno será considerado desclassificado.
O que ocorre com o aluno que teve concessão de bolsa de estudo parcial e ficar em atraso com a diferença da mensalidade escolar?
Se o atraso ultrapassar o final do mês, ele perderá o percentual de bolsa no mês e sua mensalidade deverá ser paga integralmente. O aluno inadimplente por três meses consecutivos terá suspenso o direito à bolsa até o final do período letivo, conforme a norma do Ato Administrativo nº 04/2008.
O aluno que realiza estágio na ArcelorMittal pode concorrer à bolsa de estudo?
Não. Somente podem candidatar-se às bolsas de estudos empregados da ativa com pelo menos 3 anos de serviço contínuo. Estagiário não tem vínculo empregatício.